Exercício e artrite

Seus ossos ficam em muitas articulações. Articulações do joelho. Articulações do quadril. As articulações dos dedos e as articulações dos dedos dos pés.

Onde quer que os ossos se encontrem, também há cartilagem, uma camada protetora de borracha que garante que suas articulações se dobrem suavemente e sem dor. Mas mesmo a cartilagem não pode fazer esse tremendo trabalho sozinha. Uma membrana fina chamada “synovium” fornece fluido que lubrifica as partes móveis da articulação. Quando a cartilagem se desgasta da sinóvia fica inflamada, o resultado geralmente é um caso de “osteoartrite” ou “artrite reumatóide”.

Na osteoartrite, a cartilagem pode ser erodida tanto que o osso se esfrega no osso. Esses tipos de artrite se desenvolvem gradualmente ao longo da vida como um simples resultado do desgaste das articulações ao longo dos anos. Muito poucas pessoas escapam de algum grau de osteoartrite, embora a gravidade varie bastante.

De fato, se você tem mais de 50 anos, é provável que tenha pelo menos uma articulação afetada pela osteoartrite. A osteoartrite afeta homens e mulheres igualmente e é de longe o tipo mais comum de artrite, com quase 16 milhões de americanos na lista.

Na artrite reumatóide, os danos na sinóvia estão na origem do problema. Médicos e pesquisadores não têm certeza absoluta do que a causa, mas a maioria pensa que a artrite reumatóide é uma doença na qual o sistema imunológico realmente ataca certos tecidos do corpo, incluindo aqueles que conectam as articulações e a sinóvia.

A artrite reumatóide começa com articulações inchadas, vermelhas, rígidas e doloridas, mas pode progredir até a formação de tecido cicatricial na articulação ou, em casos extremos, até que os ossos realmente se fundam. Quase 75% dos 2 milhões de pessoas com artrite reumatóide nos Estados Unidos são mulheres. A doença pode atingir já na adolescência.

Exercitando suas opções de prevenção

Investir um pouco de tempo no desenvolvimento de um bom plano de exercícios de baixo impacto e alongamento pode trazer ótimos resultados quando se trata de evitar a dor da artrite. Músculos fortes ajudam a proteger as articulações do desgaste, e o movimento mantém as articulações flexíveis.

É por isso que a busca pela boa forma está à mão, mesmo se você tiver 50 anos ou mais. No entanto, a maioria dos americanos com mais de 50 anos ainda está onde estava sempre sentado e assistindo os outros correrem. A maioria deles afirma que é apenas para pessoas que foram atléticas a vida toda, ou alguns dizem que o exercício é para os jovens e que praticar exercícios fará mais mal do que bem, esses preferem ficar em casa e jogar cassino.

Ainda há alguns que insistem em se desculpar em rotinas de exercícios porque não têm apenas tempo ou têm menos energia do que nunca. Tudo isso são desculpas esfarrapadas. Portanto, é hora de começar a se livrar dessas dores. Comece a se exercitar.

Consequentemente, prevenir a artrite não é uma ciência exata, mas os médicos descobriram algumas maneiras de diminuir o risco. Aqui está como:

1. Não pese ao redor

A medida mais importante que qualquer pessoa pode tomar para prevenir a osteoartrite do joelho é perder peso se estiver acima do peso. Peso extra coloca estresse extra em seus joelhos. Se você está 10 libras acima do peso, por exemplo, você coloca 60 libras por polegada quadrada de pressão extra nos joelhos toda vez que dá um passo. Essa pressão extra pode lenta mas seguramente corroer a cartilagem dos joelhos, levando à artrite.

Um estudo apoiou claramente a teoria de que a perda de peso pesa no lado da prevenção. No estudo, mulheres com sobrepeso que perderam 11 quilos ou mais em um período de 10 anos diminuíram o risco de desenvolver osteoartrite do joelho em 50%.

2. Alongue esses músculos

Qualquer tipo de alongamento é bom, desde que você não salte, o que pode levar a uma distensão muscular. Isso é de acordo com alguns dos professores de medicina clínica na cidade de Nova York.

Tente manter um alongamento lento e constante por 15 a 20 segundos, depois relaxe e repita. É melhor flexionar e alongar antes de qualquer exercício, especialmente correr e caminhar. Mas também é uma boa ideia alongar-se todos os dias. Peça ao seu médico que lhe ensine alongamentos que se concentrem em possíveis pontos problemáticos da artrite, como os joelhos ou a região lombar.

3. Caminhar é sempre o melhor exercício

Faça uma boa caminhada longa pelo menos três vezes por semana ou participe de uma rotina de exercícios aeróbicos ou de baixo impacto para obter o máximo de resultados. Não há provas de que correr é ruim para as articulações, mas lembre-se, pode agravar uma lesão se você já tiver uma. Apenas lembre-se de verificar com seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios.

A linha inferior é que de todos os hábitos saudáveis, o exercício é o mais importante. Isso ocorre porque as pessoas são projetadas para serem ativas. Por isso, é muito importante que as pessoas se exercitem para se manterem saudáveis ​​e manterem as articulações livres de desgaste.

Apenas tenha em mente que o corpo não exercitado, mesmo que livre dos sintomas de doenças ou problemas como artrite, não está em todo o seu potencial. Portanto, comece a se exercitar agora mesmo!